COMO COMEÇOU

A empresa

Fundada em 26 de Julho de 1966, por dois ex-funcionários da Petrobrás, com o nome comercial de CIMATEL - Comércio e Importação de Material Técnico Ltda., iniciou suas atividades representando fabricantes nacionais que ofereciam produtos e equipamentos para as indústrias de petróleo, químicas e petroquímicas.

Introduziu no mercado brasileiro, em caráter pioneiro e em parcerias com as suas representadas, produtos e equipamentos que até então eram importados, tais como, tubos flexíveis e mangueiras de alta pressão, selos mecânicos para vedação de bombas e compressores, válvulas de esfera e de controle de processo, transformadores elétricos de força, equipamentos de caldeiraria, instrumentos de controle, sistemas de medição de vazão, sistemas de "blending" e muitos outros que eram exigidos pelos clientes para suprir as suas necessidades.

Com a experiência e o prestígio do seu corpo técnico, transformou-se em pouco mais de 10 anos em um grupo de 12 empresas e, aproximadamente, 700 empregados, participando ativamente na criação de profissionais especializados que hoje representam com eficácia muitos segmentos do mercado industrial.

HISTÓRICO

1974
Em 1974, com a experiência e a reputação que obteve com o sucesso de seus desafios, a CIMATEL, iniciou sua jornada na área internacional, criando a CIMATEL - Comércio e Indústria de Material Técnico Ltda., quando associada a Grupos e empresas estrangeiras, transferiu para o Brasil uma dezena de tecnologias disponíveis no exterior para produção local, em vista da lei de proteção à indústria nacional.
1978
Em 1978 investiu em vários segmentos industriais com as suas associadas, F.H. Maloney, Brooks Instruments, Waugh Controls, BS&B Process, Rosemount Inc., Farris Engineering e Moore Products.
1979
Em 1979, diversificando suas atividades, valendo-se dos incentivos oferecidos na época, criou sua própria empresa de engenharia, denominada BS&B do Brasil, para concorrer no mercado de plataformas de produção de petróleo "off-shore", sendo a pioneira em várias etapas do desenvolvimento desta tecnologia. Ainda, nesta época, com incentivos fiscais, construiu uma indústria cerâmica, serraria e empresa agro-industrial na região norte do país.
Anos 80
Na década de 80 o GRUPO CIMATEL, se destacou pelo ímpeto e a coragem de vencer vários desafios, tornando-se uma empresa que oferecia oportunidade a mais de 700 trabalhadores em vários segmentos produtivos, contribuindo para a capacitação tecnológica de muitos profissionais.

Anos 90
Na década de 90, os desmandos e a crise econômica que abalaram o país, fizeram com que a CIMATEL fosse afetada e em uma decisão corajosa de sua diretoria, sem criar nenhum constrangimento aos seus colaboradores, foi obrigada a reduzir as atividades, se concentrando apenas na atividade de representante comercial.
Anos 2000
Em 2000, a CIMATEL, que no ano de 2009 completou 43 anos de existência com mais de 150.000 produtos fornecidos ao mercado brasileiro, concentrou todos os seus esforços na representação internacional de equipamentos para a área naval e "off-shore", e na área de serviços, colocando à disposição de grupos estrangeiros uma estrutura local dinâmica, eficaz, e informatizada, adaptada aos novos tempos da tecnologia da informação.